segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Gengibre - Curiosidade e dicas



O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta herbácea da família das Zingiberaceae, originária da ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. Outro nome conhecido no norte do Brasil é Mangarataia.
É conhecido na Europa desde tempos muito remotos, para onde foi levado por meio das Cruzadas. Em Portugal existe registro da sua presença desde o reinado de D. João III (1521-1557). A introdução do gengibre no Brasil é atribuída por muitos autores às invasões holandesas que ocorreram por volta de 1625 no Estado de Pernambuco. Contudo, há relatos que citam a presença desta planta no ano de 1587. Visconde de Nassau quando veio para o Brasil trouxe o famoso botânico Pison que relatou o gengibre como planta indígena e de fácil encontro no estado silvestre, tanto que a considerou simultaneamente brasileira e asiática, convicção esta que afirmou até longa data, após, porquanto a publicou em 1648.(PIO CORREA, 1984)
No Brasil, o gengibre chegou menos de um século após o descobrimento. Naturalistas que visitavam o país (colônia, naquela época) achavam que se tratava de uma planta nativa, pois era comum encontrá-la em estado silvestre. Hoje, o gengibre é cultivado principalmente na faixa litorânea do Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e no sul de São Paulo, em razão das condições de clima e de solo mais adequadas. Trata-se de uma planta perene da Família das Zingiberáceas, que pode atingir mais de 1 m de altura. As folhas verde-escuras nascem a partir de um caule duro, grosso e subterrâneo (rizoma). As flores são tubulares, amarelo-claro e surgem em espigas eretas.
O seu caule subterrâneo é utilizado como especiaria desde a antiguidade, na culinária e na preparação de medicamentos.
Medicina
Como planta medicinal o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.
Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosse, resfriado e até ressaca. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal, cólicas menstruais e previne o câncer (cancro) de intestino e ovário.
No Japão, utiliza-se o gengibre para massagens a partir de óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações. Na fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre é chamada de "Gan Jiang" e apresenta as propriedades acres e quentes. Sua ação mais importante é a de aquecer o baço e o estômago, expelindo o frio. É usada contra a perda de apetite, membros frios, diarréia, vômitos e dor abdominal. Aquece os pulmões e transforma as secreções. A medicina ayurvédica reconhece a ação dessa planta sobre o sistema digestivo, indicando a para evitar enjôos e náuseas, confirmando alguns dos seus usos populares, onde o gengibre é indicado na digestão de alimentos gordurosos.
Graças ao seu alto poder bactericida, tem-se comprovado que o consumo desta planta em estado cru por cerca de 30 dias (pode-se moer e acrescentar adoçante, mel, etc.) elimina a bactéria Helicobacter pylori existente em casos de gastrite ou úlceras.
Gastronomia
O gengibre possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces e em diversas formas: fresco, seco, em conserva ou cristalizado. O que não é recomendado é substituir um pelo outro nas receitas, pois seus sabores são muito distintos: o gengibre seco é mais aromático e tem sabor mais suave.
O gengibre fresco é amplamente utilizado na China, no Japão, na Indonésia, na Índia e na Tailândia. No Japão costuma-se usar o suco (do gengibre espremido) para temperar frango e as conservas "beni shouga", feitas com os rizomas jovens, que são consumidas puras ou com sushi. Já o gengibre cristalizado é um dos confeitos mais consumidos no Sudeste Asiático. Nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha para fazer os tradicionais bonecos de gengibre para o Natal.
 
Claude Troisgros ensina diferentes preparos do gengibre em seu programa“Que Maravilha” no GNT.

sábado, 28 de setembro de 2013

Peito de Frango ao molho de vinho e champingnons



Ingredientes (p/ 2 pessoas)
- 1 peito inteiro (2 metades) abertos em quatro filés
­­- sal e pimenta do reino a gosto
- ½ xícara de chá de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de chá de manteiga
- ½ cebola picada
- 100 ml (1/2 xícara) de vinho branco ou saquê
- 1 xícara de chá de cogumelos cortados ao meio
- 200 ml de caldo de frango (utilizado o Rôti de aves – Nestlé)
- 1 colher de chá de ervas finas (tomilho, alecrim, sálvia) ou de provence
- 2 colheres de sopa de creme de leite (de caixinha)
- Salsinha e cebolinha a gosto

Empanar o frango
- Coloque num bowl a farinha de trigo e o sal e misture.
- Passe filé por filé nesta mistura e bata bem, de modo que fique uma fina camada de farinha.
­ - Reserve os filés lado a lado numa forma ou bandeja

Modo de Preparo
1. Esquente o azeite em fogo alto e doure (para selar) os filés em ambos os lados e reserve na forma. Não se preocupe se ficar cru por dentro.
2. Na mesma frigideira, abaixe a chama para fogo médio/baixo, coloque a manteiga (+ fio de azeite para não queimar) e refogue a cebola, depois de um minuto o alho. Obs. O Alho sempre vai depois porque tem menos água que a cebola.
3. Adicione o vinho e deixe quase secar em fogo alto.
4. Acrescente os cogumelos, o caldo, as ervas e por último o frango. Reduza por uns cinco minutos, baixando a chama se estiver secando rápido.
5. Em fogo baixo, finalize com o creme de leite, salsa e cebolinha. Sirva!

SE VOCÊ GOSTOU DESTE PRATO....

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Manjericão - Curiosidades e Dicas



No Brasil, o manjericão é cultivado principalmente por pequenos produtores para a comercialização de suas folhas verdes e aromáticas, usadas frescas ou secas como aromatizante ou como condimento.
Além do uso in natura o manjericão é muito utilizado para a obtenção de óleo essencial, importante na indústria de perfumaria e na aromatização de alimentos e bebidas. O óleo essencial de manjericão apresenta também propriedades inseticidas e repelentes. 
Na região do Mediterrâneo a erva é plantada em beirais das janelas para repelir mosquitos e moscas domésticas.
Na Índia, ele é cultivado como planta sagrada e conhecido como o rei das ervas, graças às suas propriedades medicinais.
Na medicina popular, as suas folhas e flores são utilizadas no preparo de chás por suas propriedades tônicas e digestivas, sendo freqüentemente utilizadas no tratamento de enjôos, vômitos e dores de estômago. São indicados ainda para problemas respiratórios e reumáticos.
É também usado na culinária popular, em saladas, recheio, molhos, sopas, sendo o principal ingrediente do pesto, um molho típico italiano.

Veja abaixo algumas utilidades.
1- Refresco para o corpo
A limonada com manjericão é uma bebida de verão perfumada e refrescante. Perfeita para dias quentes
2 - Aroma conservado
O manjericão perde o aroma e a cor quando aquecido. Deve ser acrescentado ao prato instantes antes de servir
3 - Chá digestivo
Na forma de chá, ele estimula a digestão e alivia dores de estômago. Se tomado antes de dormir, garante um bom sono
4 - No iogurte e suco
Misture folhas de manjericão com iogurte e um fio de azeite. Ele também pode ser batido no liquidificador com frutas
5 - Molho italianíssimo
Para preparar o molho de tomate italiano, refogue o manjericão no azeite antes de acrescentar os tomates.
6 - Respire melhor
Além de aromatizar, o óleo essencial do manjericão pode ser usado para fazer inalações em casos de sinusites
7 - Repelente natural
O manjericão é um excelente remédio para afastar insetos. Basta colocar uma muda da planta na sua varanda.
8 - Higiene dental
Para ter um hálito perfumado, mastigue as folhas. Para um banho relaxante, adicione folhas e flores frescas na banheira
9 - Proteção imunológica
Quando consumida in natura, essa erva é super eficiente para o controle e prevenção de gripes e outras viroses

Agora uma receita já publicada em nosso Blog
Salada Caprese com Molho Pesto

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Batata Doce - Curiosidades e dicas






A batata-doce (Ipomoea batatas), também chamada batata-da-terra, batata-da-ilha, jatica e jetica, é uma planta da família das convolvuláceas, da ordem das Solanales (a mesma da batata, do tomate, das pimentas etc.). Originária dos Andes se espalhou pelos trópicos e sub trópicos de todo o mundo.

POR QUER COMER BATATA DOCE?
A batata doce é rica em carboidratos, amido resistente (prebiótico) resistente, vitaminas e minerais.

O QUE É AMIDO RESISTENTE?
o amido resistente como o nome já diz,resiste às enzimas do intestino delgado, que não conseguem digeri-lo, , fazendo com que o carboidrato seja absorvido de forma mais lenta .
Alguns estudos mostram que esse amido é favorável à redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos, por aumentar os meios de excreção e redução de gordura.

O TUBÉRCULO APRESENTA BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO (IG)  
O IG é a velocidade de entrada de glicose na circulação sanguínea após o consumo de um carboidrato. Alimentos com alto índice glicêmico fazem o pâncreas produzir muita insulina, que tem a função de levar o açúcar para dentro das células, mas em excesso, é estocado em forma de gordura.
A batata-doce fornece energia de modo equilibrado, isto é, sem provocar picos de glicose e demanda excessiva de insulina, o que também auxilia na prevenção e tratamento de diabetes tipo 2, além de conferir maior sensação de saciedade.



PREBIÓTICOS E PROBIÓTICOS
O amido resistente (prebióticas) ao passar pelo intestino grosso é fermentado pelas bactérias do bem (pro bióticas) e, com isso, ajudam na prevenção da prisão de ventre, hemorróidas, doenças inflamatórias intestinais e câncer do cólon, na formação da serotonina.
A fermentação das fibras torna também o cálcio mais bio disponível, isto é, ele é mais facilmente absorvido, sendo importante para a saúde óssea e prevenção da osteoporose.
A batata doce contém ainda vitaminas A e do complexo B, betacaroteno Magnésio, fósforo, potássio, antocianina (disponível na variedade roxa) e vitaminas C e E.

Intestino funcionando bem significa mais disposição e alegria. .Por este motivo pode-se dizer que a batata doce auxilia nas dietas de redução de peso, ganho de massa muscular, e na saúde em geral.

Lembrando que, nenhum alimento isolado tem poder. O equilíbrio dos alimentos proporciona a boa nutrição, energia, vitalidade e prazer.
Variar os alimentos todos os dias acelera o metabolismo e rejuvenesce, pois mantém o movimento da vida.

Exemplo  de uma refeição equilibrada com batata doce
- Batata doce com azeite de oliva extra virgem

Batata: rica em carboidrato, betacaroteno, fibras (pré bióticos), magnésio.
Azeite de oliva: rico em ácidos graxos de cadeia curta que auxiliam no controle do colesterol, rico em antioxidantes.


Frigideira de Batata Doce e Cará

Ingredientes (p/ 4 pessoas):
- 1 cebola em cubinhos miúdos
- 250 g de batata doce em cubos de 1 cm
- 250 g de cará em cubos de 1 cm
- 6 ovos
- azeite de oliva espanhol extra-virgem
- sal
Preparo
Regue o fundo de uma frigideira média (20 cm) com azeite de oliva espanhol extra-virgem e nele doure ligeiramente a cebola. Acrescente os cubinhos de batata doce e de cará, polvilhe com um pouco de sal e misture bem. Junte azeite de oliva espanhol extra-virgem o quanto baste para cobrir os cubinhos e mantenha em fogo baixo por uns 15 minutos, até que eles estejam bem macios.
Então, escorra o azeite de oliva espanhol extra-virgem (se quiser, guarde para fritar batatas no dia seguinte), junte os sovos ligeiramente batidos com um pouco de sal e espere firmar e dourer nas bordas. Com a ajuda de um prato, vire e volte com a preparação para a frigideira para dourer do outro lado.
Sirva em seguida com salada de folhas. 


Observação do Autor do Blog

- A partir desta postagem teremos a colaboração da Nutricionista Cleusa Regina Fritzen- CRN 1 -7868
- Formada na UNISINOS- Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
- Pós-graduada em Nutrição Clínica pela Gama filho
- Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria Nutricional




   Seja Bem vinda!