sexta-feira, 5 de julho de 2013

Abóbora - como comprar, conservar e consumir - Post I de II





Não há desculpas para não encontrar ABÓBORA, pois é uma cultura muito difundida no Brasil. Originária da América era parte da base da alimentação das civilizações Asteca, Inca e Maia. É uma planta tropical, suas espécies são cultiváveis durante o ano todo no Brasil. A ABÓBORA é um alimento super versátil, você pode fazer pratos e receitas deliciosas como: sopas, purês, suflês, como acompanhamento, na salada, doces e compotas.  A polpa da abóbora tem um sabor gostoso e adocicado e dela é possível aproveitar quase tudo, como: casca, sementes, broto.
COMO COMPRAR A ABÓBORA
Os frutos devem apresentar-se com a casca sem brilho. Casca com brilho indica que estes foram colhidos muito novos, não amadurecerão totalmente e são de menor qualidade quando comparados aos frutos totalmente maduros. Prefira frutos sem machucados e ferimentos e sem sinais de mofo ou podridão.
Manuseie os frutos com cuidado. Apesar de parecerem resistentes ao manuseio, os frutos apodrecem mais rapidamente a partir dos pontos onde foram machucados, mesmo que não sejam aparentes.
A abóbora pode ser vendida na forma minimamente processada, ou seja, já descascada, picada em pedaços pequenos e embalada. Assegure-se que esse produto esteja refrigerado no mercado e em casa. Quando mantido fora da geladeira, ele se estraga rapidamente. Os melhores preços para compra ocorrem de maio a setembro.
COMO CONSERVAR A ABÓBORA
Os frutos podem ser mantidos por cerca de três meses após a colheita, em condição ambiente, em local fresco e seco. Mantenha os frutos com cabinho, pois assim se conservarão por mais tempo. A abóbora seca comprada picada em pedaços grandes e com casca tem menor durabilidade que a abóbora inteira, e deve ser conservada em geladeira, envolvida com saco plástico, por até uma semana.
Para congelar, corte a abóbora em cubos ou fatias. Faça o pré-cozimento em água fervente por 3 minutos ou em microondas por 4 minutos. Acondicione em saco de plástico, retire o ar com uma bombinha de vácuo e leve ao congelador. A abóbora também pode ser congelada na forma de purê.
COMO CONSUMIR A ABÓBORA
A abóbora é uma hortaliça muito versátil, podendo ser consumida em diferentes formas como saladas, cozidos, refogados, sopas, curau, purê, pães, bolos, pudins e doces. As sementes podem ser torradas e consumidas como aperitivo, sendo além de saborosas, muito ricas em nutrientes, especialmente ferro. Lave bem as sementes, seque-as em um pano limpo ou papel absorvente, tempere com sal e leve ao forno quente por cerca de 40 minutos. Mexa de vez em quando para que fiquem torradas por igual.
Para fazer doces em pasta, em calda ou cristalizado, dê preferência à abóbora seca (de frutos grandes). Para pudins e curau os três tipos podem ser utilizados.
Para pratos salgados, a abóbora japonesa é a mais indicada por ter a polpa mais enxuta.
Para descongelar deixe à abóbora na parte de baixo da geladeira de um dia para o outro ou em condição ambiente por algumas horas. O descongelamento também pode ser feito direto ao fogo, durante o preparo do prato ou em microondas.
Fonte: www.cnph.embrapa.br
No próximo Post uma receita com abóbora

4 comentários:

  1. Dicas incríveis! Amei! Amo abóbora!

    ResponderExcluir
  2. pôe o link pro próximo post em um lugar mais visível por favor.

    ResponderExcluir
  3. Quero armazena abóbora de um ano pra outro

    ResponderExcluir
  4. Adorei a explicação, amo abóbora, todas elas.
    Onde encontro mais receitas?

    ResponderExcluir