sábado, 6 de fevereiro de 2016

Receitas Top 10 - Jornal Folha de São Paulo



Receitas estão no top 10 de buscas na internet na categoria 'como fazer' – Encarte Comida da Folha de São Paulo
Magê Flores de São Paulo - 16/01/2015  02h00

Marinheiro de primeiríssima viagem na cozinha, você para diante das panelas e se pergunta: como fazer macarrão? Em vez de ligar para a sua mãe, vai ao computador e clica em pesquisar. Acaba virando estatística.
Em dezembro, o Google publicou rankings com os termos mais buscados em 2014 no Brasil organizados por temas, como "filmes", "cantoras" e "como fazer".
Eis que, pela primeira vez em seis anos, entre as listas de "como fazer" publicadas, o top 10 reúne apenas receitas –básicas, diga-se–, nesta ordem: arroz, tapioca, panqueca, brigadeiro, cupcake, macarrão, pudim, omelete, chantilly e feijão.

Passo a passo de como fazer arroz



Na sequência, nada de comida: "como fazer sexo" (11º lugar) e "como fazer currículo" (12º). Listas desse tipo vêm sendo publicadas pelo Google Brasil desde 2008, e os temas variam de ano a ano.
A divisão regional mostra que "como fazer arroz", por exemplo, foi mais pesquisado no Estado de São Paulo. Já "como fazer tapioca" liderou em Mato Grosso; e "como fazer cupcake", no Pará.
Para conferir um algo a mais a esses tão triviais quitutes, o "Comida" convidou dez chefs, como Daniela França Pinto, autora da receita de arroz ilustrada acima.
Ela fez questão de pôr no menu do restaurante Cortés, o agulhinha –e não o parboilizado, mais fácil de fazer porque não gruda.
"Para fazer o bom e velho arroz vale considerar alguns passos simples, daqueles passados pelas avós", diz, indicando que você deve usar água quente para não interromper o cozimento do grão. "Feito sem grandes estripulias, ele é um clássico."
Talitha Barros, que faz pudim de leite (sem furinhos) no Conceição Discos, também em São Paulo, dá aqui a receita do doce feito com leite condensado.

Para chegar à consistência ideal, diz ela, é preciso bater bem os ingredientes no liquidificador, passar a mistura por uma peneira e deixá-la descansar. "Assim, o pudim ganha brilho de flã: a gordura fica bem emulsionada, com homogeneidade de todos os ingredientes."

Veja as receitas de:

1. Arroz, da chef Daniela França Pinto, do restaurante Cortés

2. Tapioca de abóbora com carne-seca, de Morena Leite, do Capim Santo

3. Panqueca, de Palmirinha, autora de

4. Brigadeiro de chocolate ao leite, de Lucas Corazza, confeiteiro

5. Cupcake de laranja com brigadeiro de café, de Danielle Noce, do site I Could Kill For Dessert


7. Pudim, de Talitha Barros, do Conceição Discos

8. Omelete, do hotel Emiliano

9. Chantilly, de Heloisa Rodrigues, professora da Anhembi Morumbi

10. Feijão, de Ivan Achcar, do Alma Cozinha e Alma Esquina