segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Canjiquinha - Pela Égua - Xerém - Quirera



A canjiquinha, também conhecida por quirera de milho ou péla égua, é uma iguaria brasileira, presente na culinária de muitos estados brasileiros, tais como Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná que se constitui de milho triturado grosseiramente até se esfarelar (a ponto de não passar por uma peneira) sendo cozido com carne de porco (geralmente costelinha) e outros temperos caseiros. Há ainda variações (bem menos comuns) feitas com carne bovina, frango ou linguiça. Normalmente é servida em prato fundo, acompanhada de couve picada fina, refogada ou com pimenta.

A verdadeira data da origem do preparo da canjiquinha é desconhecida, porém há documentos relatando seu preparo por volta de 1749. Pode ser considerada uma variedade do xerém, nome dado em outras regiões a diversos pratos salgados da cozinha luso-brasileira baseados em milho quebrado e cozido.

A canjiquinha, em Minas, era comida de escravos há muitos anos atrás.

No Espírito Santo, é conhecida como Péla Égua, 

já no nordeste, o famoso Xerém.  


Quirera no Paraná, um prato que foi criado pelos tropeiros, que precisavam de uma alimentação substancial em suas longas jornadas nas cruzadas no sul do Brasil.



"Quirera" ou "quirela"?

"Quirera de milho" ou "quirela de milho"? Parece que a forma mais usada pelo povo é "quirela". Tanto faz. Existem as duas formas: quirera e quirela. A palavra é brasileira, de origem tupi.
Quirera - Do Tupi Guarani cuí-r-era = as farinhas

Essas palavras normalmente são usadas para nomear o milho quebrado que se dá às aves, mas muita gente também as usa em relação ao arroz ou outros cereais.
E nada de confundir "quirela" com "querela". Além de ter aplicação específica em linguagem jurídica, "querela" significa "discussão, pendência".
O livro "Nossa Língua Curiosa", da Pubifolha, escrito por Pasquale Cipro Neto, traz 365 esclarecimentos, um para cada dia do ano, sobre dúvidas gramaticais, grafia de palavras, curiosidades sobre a origem de expressões, entre outros dados.


Um comentário: