sábado, 14 de setembro de 2019

Salmão Furikake com mostarda Dijon



Esta receita veio da curiosidade de usar o Tempero Furikake que encontrei numa loja de produtos Orientais daqui de Joinville. O tempero Furikake é tradicionalmente um tempero de arroz, embora também possa ser usado em outros alimentos. Os outros dois ingredientes, Saquê e Mostarda, estavam dando sopa na dispensa. Quer saber mais sobre Furikake, Saquê e mostarda Dijon? Qual Loja? Veja no final do post.


Fotos do prato, ingredientes e modo de preparo feitas com celular.


Preparo: 10 min (salmão descongelado)

Cozimento: Cerca de 10 min

Descanso: 1 a 2 minutos




INGREDIENTES

- 1 porção de filé de salmão

- 1 cálice de saquê

- 1 colher de sopa de mostarda dijon

- tempero furikake

- azeite, sal e pimenta a gosto.


PREPARO

1. Tempere o salmão com saque e mostarda, de deixe marinando por 5 a 10 minutos.

2. Coloque um fio de óleo numa frigideira alta, espere esquentar. Veja a temperatura colocando a palma da mão bem próximo do azeite. Adicione o peixe com a carne voltada para baixo. Sele por 2 a 3 minutos.


3. Ao virar o peixe, agora pele para baixo, adicione um pouco da marinada e espalhe sobre o peixe. Salpique o furikake sobre o peixe. Sele por 3 a 5 minutos, para que a pele fique crocante.

4. Após selar, retire o peixe e adicione mais mostarda e o tempero furikake conforme o  seu gosto.

5. Tempere com sal e Pimenta, se for o caso.




Observações:
- Mostarda Dijon – A mostarda de Dijon é uma variedade de mostarda forte muito usada na culinária francesa. Ela é feita a partir de grãos de mostarda, vinagre, sal e ácido cítrico.

- Saquê – é uma bebida alcoólica fermentada tradicional do Japão, produzida a partir de 3 ingredientes principais arroz , água e kōji . O ponto importante para ser considerado saquê é somente o arroz é fermentado no processo; nenhum outro grão ou açúcar participa da fermentação.

- Furikake – é um dos temperos japoneses mais populares. É uma mistura de ingredientes típicos do país oriental, tais como: gergelim, Farinha de trigo, Sardinha, Amido Sal, Óleo Vegetal, Molho de soja, Alga Marinha Nori, Peixe Bonito. Traços de crustáceos (Camarão e caranguejo) e Ovo. Existem muitas variações de temperos de furikake.


O tempero Furikake foi desenvolvido pela primeira vez por um farmacêutico chamado Suekichi Yoshimaru, que originalmente pretendia que o povo japonês o utilizasse como um suplemento de cálcio, e não como um tempero.  A mistura de especiarias mudou de ser um suplemento para um alimento japonês após a Segunda Guerra Mundial. Neste ponto, a Nissin Foods começou a produzir e distribuir em escala nacional para combater a desnutrição.


Nenhum comentário:

Postar um comentário