sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Clube dos Vinhos - Vou servir diferentes vinhos: em que ordem?


Vou servir diferentes vinhos: em que ordem?
Imagine a seguinte cena: os amigos já estão para chegar, você prepara a casa e já programa o cardápio que será servido, inclusive com os diferentes tipos de vinho que serão servidos durante este encontro.
Só que você acaba por se deparar com um problema justamente em relação aos diferentes vinhos que serão servidos: em que ordem você deverá servi-los para que toda a experiência seja a mais agradável possível?
Pois é, justamente para ajudar a responder a esta dúvida que deve surgir não apenas com você, mas com muitas outras pessoas, que este artigo foi escrito, para quem deseja fazer uma boa degustação de diferentes vinhos.

Os aspectos levados em conta

Quando uma pessoa deseja saborear um vinho, ela deve levar em conta certos aspectos importantes, como o tipo de alimento que irá acompanhar esta degustação, o local onde ela será feita, a época do ano, o clima e com quem.
Quando falamos de diferentes vinhos, estes aspectos também são importantes e devem ser levados em conta, com a adição de que há uma sequência importante a ser seguida, da qual falaremos a seguir.
Então, quando for servir uma sequência de diferentes vinhos para amigos ou familiares, em uma reunião simples, ou em um jantar, saiba que todos estes aspectos deverão estar presentes na hora da escolha de quais vinhos serão servidos, para que o resultado seja o melhor possível e para que a experiência seja boa para todos os envolvidos.

Enfim, a ordem correta

Segundo especialistas, é possível precisar uma sequência natural para uma degustação que envolve vinhos, sendo que todos são unânimes em afirmar que respeitar esta sequência será determinante para uma experiência mais qualificada.
Portanto, se você deseja que a degustação dos vinhos que serão servidos em sua casa seja a melhor possível, garantindo que todos consigam extrair o máximo de todos os vinhos, será fundamental que a sequência seja respeitada.
Pois a sequência ou ordem para servir diferentes vinhos, segundo a maior parte dos especialistas no assunto é a seguinte: vinho seco antes de vinho doce, vinho jovem antes de vinho maduro e vinho branco antes de vinho tinto.
E o melhor de tudo, o ponto que jamais deverá ser esquecido por quem deseja servir e proporcionar uma degustação de alta qualidade para amigos ou familiares, é que o melhor vinho deverá sempre ser servido ao final da degustação.
Ou seja, guarde sempre o melhor para o final para que a imagem e o sabor a ser levado pelos participantes da degustação sejam sempre do que de melhor foi servido durante o evento.

E isto explica, entre outras coisas, porque um vinho mais jovem deve ser servido antes de um vinho mais maduro, já que o vinho mais maduro se encontra em melhores condições, e servi-lo antes simplesmente deixaria o vinho mais jovem parecendo inferior demais.