sábado, 13 de outubro de 2012

Ninhos ao molho de carne seca


A carne seca, jabá (do tupi "yaba", esconder-se), carne do sertão, carne do Ceará ou carne do Sul são mantas de carne, em geral bovina, submetidas a processo de salga, e empilhadas em lugares secos, para desidratação e melhor conservação. São muito consumidas em receitas de norte a sul do Brasil, mas principalmente do Nordeste.
Não é raro a utilização dos termos carne-seca, charque e carne de sol como sinônimos; no entanto existem diferenças basicamente no modo de preparação.
A carne seca é colocada manualmente em pouca salmoura, empilhada e exposta por pouco tempo ao sol; o produto final mantém algumas características do corte original.
No charque, a salga e exposição ao sol são intensas, as mantas são praticamente enterradas em sal e expostas ao sol por dias; o produto final tem suas qualidades sensoriais muito alteradas.
A carne de sol é preparada artesanalmente, com peças interiças e não sob a forma de mantas; também leva menos sal que as outras carnes dessecadas e apesar do seu nome, é deixada em locais cobertos e bem ventilados para desidratação; também é um produto perecível e deve ser mantido sob refrigeração. (Fonte Wikipédia)

INGREDIENTES
- 1 embalagem de macarrão tipo ninho (creio que 2 ninhos por pessoa)
- 200 g de carne seca dessalgada e desfiada
- 50 g de bacon
- 50 g de manteiga ou um fio gordo de azeite
- 400 m1 de molho branco (ou 2 caixinhas ou um envelope Maggi)
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- 3 tomates sem pele e sementes, picados
- 1 cálice de vinho tinto
- Sal, Pimenta do reino, Noz moscada, queijo parmesão e tomilho a gosto.

MODO DE FAZER
1. Faça o molho branco, acrescente uma pitada de noz moscada ralada e reserve.
2. Em uma wok coloque o bacon para fritar junto com a manteiga, cebola e alho (depois da cebola,pois ele queima mais rápido), após acrescente os tomates, temperos (sal, pimenta e tomilho) e refogue, adicione a carne desfiada, mexa e despeje o vinho, deixe reduzir e reserve.
3. Coloque os ninhos para ferver na metade do tempo estabelecido do pacote, mexendo com cuidado para não desmancha-los. Escorra e reserve.

MONTAGEM DO PRATO
1. Em um refratário acomode os ninhos, espalhe por cima o molho branco e com ajuda de uma colher recheie a massa com o refogado da carne.
2. Polvilhe com queijo parmesão, cubra com papel alumínio parte brilhante para baixo, e leve ao forno médio pré-aquecido (180º) por 10 minutos.
3. Retire o papel alumínio, retorne ao fogo para gratinar e sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário