quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Sal com mais sabor



O sal traz mais sabor ao alimento quando usado adequadamente. Esse segredo, todo chef sabe. Descobrir como usar os variados tipos de sal adequadamente é um dos truques para se tornar ótimo na cozinha.

Conheça alguns tipos de sal que existem e saiba como usá-los da melhor maneira nas suas receitas.

Sal Kosher: não é refinado, por isso é naturalmente mineral e costuma ser mais salgado que o sal de mesa.Possui grande capacidade de absorção de líquidos. Use os dedos para salpicá-lo e saiba que por causa da diferença de densidade, ele pode representar metade do uso do sal refinado em receitas. Como dissolve um pouco mais lentamente, espere um minuto antes de provar o alimento.


Sal marinho: pode ter diferentes texturas por causa da quantidade de minerais do sal de onde ele provém. Teste vários tipos até encontrar o que mais gosta e faça experimentos para testar o quanto ele agrega sabor ao alimento. É ideal para ser salpicado na comida quente antes de servir. Vai bem também para a água de cozinhar macarrão.

Saborizado: pode ser caro e difícil de achar, mas pode ser feito em casa, basta desidratar ervas e sobras de legumes para moer e misturar ao sal grosso ou Kosher.

Refinado: perde todos os minerais durante o processo de refinamento, ganhando um sabor bem salgado e específico. É bastante usado para o preparo de massas de pães, bolos e tortas porque tem os grãos uniformes e fáceis de medir.

Matéria extraída do Site Terra - Culinária

Uma receita de Sal Saborizado - Sal com ervas frescas
Ingredientes
- 200 g de sal grosso
- 1 ramo de alecrim
- 1 ramo de orégano
- 1 ramo de sálvia
- 1 ramo de manjericão

Como fazer
- Separe as folhas das ervas e os talos
- Coloque as folhas no liquidificador junto com o sal grosso e bata até que fique uma mistura fina
- Coloque em um vidro e ponha etiqueta de identificação