sábado, 24 de novembro de 2012

Faca de Cozinha - Utensílios

Para quem gosta de cozinhar, irá precisar em breve de uma boa faca de cozinha, e com isso encontrará no mercado várias marcas, com maior diversidade ainda de valores e tipos. Neste post pretendo expor alguns pontos a serem observados antes da compra.
Detalhes a serem observados:
- A mão deve preencher todo o cabo, a espiga deve ser do tamanho cabo, o gavião maciço deve fazer parte de uma peça única juntamente com a lâmina e o gavião, a espiga deve ser levemente afinada para a ponta e deve existir um equilíbrio entre o cabo e a lâmina.
1. Ponteira: usada para fazer incisões finas e furar alimentos
Ponta: primeiro terço da lâmina. É usado para cortar legumes macios, ingredientes pequenos, ligamentos e fatiar finamente
2. Lâmina
3. Gume ou fio: entre o apoio e o cabo, é que faz o serviço de picar e fatiar.
4. Espinhaço ou espinha: parte superior da lâmina. É maior nas facas mais largas e pode ser segurada com os dedos para oferecer com os dedos para oferecer maior estabilidade
5. Gavião: une o cabo e a lâmina e protege a mão no caso de facas grandes.
6. Apoio: parte mais pesada da faca é que fica mais próxima da mão; é usada com o máximo de força para cortar alimentos pesados e duros.
7. Cabo ou empunhadura: Pode ser feitos de diversos materiais e deve ser confortável para facilitar a tarefa de cortas.
8. Rebites: seguram o cabo à espiga. Devem estar bem rentes ao cabo e não apresentar rachaduras, para evitar o crescimento de bactérias.
9. Espiga: nem sempre é visível, mas é a parte do aço que se estende pelo cabo. Despreze aquelas que não possuem esta extensão.
10. Talão: proporciona mais controle e segurança na empunhadura da faca

Principais facas
Mestre lâmina larga – A faca mestre é a mais usada pelo chef. Existem os tamanhos de 6, 8 e 10 polegadas. O tamanho 8, entretanto, é o mais apropriado. Serve para destrinchar, cortar legumes, fatiar cebola, cortar carne, picar tempero. A lâmina larga é própria para o uso em tábuas.

Frutas e legumes – É uma faca com lâmina rígida, que se acomoda à mão. A lâmina também é lisa, curta e estreita. Ideal para descascar e tornear

Desossar semiflexível – Própria para desossar pequenos animais e para filetar peixes. A faca semiflexível facilita a operação, permitindo que o corte acompanhe o osso. A ponta de fio curvado para cima permite que a faca entre em vãos estreitos.
 Faca Santoku - Ela possui a lâmina grande como a faca do chef, mas é mais fina, tem o corte mais afiado, mais preciso, perfeita para cortar peixes e fazer sashimis, mas também ideal para cortar finíssimas fatias de legumes e carnes. A anatomia da lâmina é diferenciada porque têm aquelas “bolinhas”, relevos que desprendem o ar, por isso também são ideais para cortar alimentos mais pegajosos, gelatinosos.

Para se aprofundar no assunto , clique AQUI e veja uma matéria da Folha de São Paulo, ou adquira um livro especializado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário