sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Abóbora paulista recheada




A abóbora pertence ao grupo das hortaliças, que é composto pelas verduras e legumes. Em sua composição nutricional você encontra carboidratos, proteína, pouquíssima gordura, cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, magnésio, vitamina A, C, E e outras vitaminas.
Possui também bastante água e fibras

Este prato eu preparei com a abobrinha tipo paulista, tem sabor suave e sua casca é dura permitindo cozinhar sem perder a forma. O difícil, às vezes é encontrar uma panela que a faça entrar.

Ingredientes
- uma abóbora
- requeijão (ou cream cheese, catupiry, creme de ricota)
- ervilhas congeladas
- queijo parmesão
- cheiro verde picado

Como fazer
1) Corte a abóbora ao meio no sentido longitudinal, com uma colher retire as sementes (veja dicas para sementes no final desta postagem).
2) Em uma panela, na qual as abóboras caibam, coloque água, um pouco de sal, folha de louro, cebola e assim que estiver fervendo coloque a abóbora.
3) Deixe cozinhar até você perceber que o miolo dela ficou macio. Teste com um garfo sua maciez.
4) Retire da água.
5) Numa tigela/bowl , misture um pouco da polpa da abóbora, requeijão, ervilhas congeladas e queijo parmesão cortados em pequenos pedaços.
6) Unte com um pouco de óleo um refratário e coloque as abóbora.
7) Coloque dentro do miolo da abobrinha  o creme formado no item 5, cubra com parmesão e cheiro verde picado, e coloque para gratinar, em forno 180º/200° C.



Veja também esta postagem de 2013 – Marcador Abóbora
ABÓBORA - como comprar, conservar e consumir - Post I de II
Na foto do prato decorei com cogumelos confitados.


Dicas para o uso das sementes
- As sementes de abóbora são ricas em fitoestrógeno, outra substância funcional que pode auxiliar na redução dos sintomas da menopausa e TPM, além dos níveis de colesterol. O óleo feito dessa semente possui efeitos antioxidantes, que previnem o envelhecimento celular devido à concentração de vitamina E. São boas fontes de zinco e gorduras insaturadas.
- As sementes podem ser torradas, é só lavar bem as sementes, secar em um pano limpo ou papel absorvente, temperar com sal e levar ao forno quente por cerca de 40 minutos. Mexa de vez em quando para que fiquem torradas por igual.
- A concentração de fibras na semente de abóbora é bastante elevada, o que torna o consumo diário desta semente muito indicado na prevenção e tratamento da prisão de ventre.




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