quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Frango Piri Piri





Esta receita extrai da Internet, enquanto pesquisava um prato elaborado por Jamie Oliver, a qual foi reproduzida no canal pago GNT. Fiz uma releitura do prato alterando uma coisa ou outra, para não ser tão picante, e não possuir todos os itens na dispensa.

O Frango Piri piri na verdade é um típico prato português de frango feito tipo churrasco com o molho Piri piri, que é a base de pimenta

Ingredientes
- 1kg de sobre coxas de frango (utilizei sobre coxas e coxinha da asa)
- 1 pimentão vermelho
- 1 pimentão verde (substitui pelo amarelo – cor ao prato)
- 1 cebola roxa
- 4 dentes de alho
- 1 pimenta malagueta fresca (utilizei duas pimentas de cheiro)
- 1 colheres (sopa) de páprica doce (utilizei uma colher de café de pimenta em pó)
- 2 limões
- 4 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
- 2 colheres (sopa) de molho inglês
- 2 colheres (sopa) de tomilho fresco
- 1 maço grande de manjericão fresco (usei ½ maço)

MODO DE FAZER
1) Tempere os frangos com azeite, Sal e pimenta. Podem-se retirar as peles (opcional).
2) Realize cortes na carne para que quando assar no molho incorpore sabor (ficará um pouco picante)
3) Doure os frangos em ambos os lados numa frigideira bem quente. Reserve.
4) Molho: coloque no liquidificador a cebola roxa (sem casca), os dentes de alho, a pimenta*, a páprica*, a casca ralada dos dois limões, o suco de 1 limão, o vinagre, o molho inglês e o manjericão. Acrescente um pouco de água (usei 100ml - ½ copo). Bata tudo até ficar homogêneo e liso.
* itens substituídos
5) Após retirar os frangos da frigideira, coloque os pimentões cortados em tamanhos médios. Diminua o fogo e deixe os pimentões por uns 8 minutos, virando de vez em quando. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 200 graus.
6) Coloque o molho Piripiri numa assadeira. Arrume o frango e o pimentão  sobre o molho.
7) Coloque o tomilho sobre o frango e leve ao forno pré-aquecido até as sobrecoxas terminarem de cozinhar (uns 15-20 minutos).
8) Retire do forno e pronto.

Mais curiosidades sobre o molho
- O Piri-Piri é um molho picante tradicionalmente português. 
- As malaguetas que compõem este molho são de origem africana (de ex-colónias portuguesas) e o seu sabor é distinto de todos os outros picantes conhecidos: chilli, gindungo... etc. 
 - Piri piri é a grafia do nome, usado no idioma Português, nomeadamente  na  comunidade portuguesa de língua  moçambicana,  para descrever o  pimentão  "Olho de Pássaro  Africano". 

 - O Dicionário Oxford afirma que "piri-piri" é uma palavra estrangeira que significa "um molho muito picante feito com malaguetas vermelhas" que tem  origem  no       "ronga"  (língua Bantu do sul de Moçambique).
- Para usar como tempero, as pimentas devem ser cortadas no sentido do comprimento e ao meio. Remova os caules e as sementes antes de cortá-los em pedaços ou em fatias finas. Lave sempre bem as mãos depois, para evitar que passe nos olhos os óleos pois podem fazer mal.