quarta-feira, 25 de março de 2015

Medalhões de carne com polenta e molho de mostarda e mel


Ingredientes
- azeite
- 600 g de medalhões de porco ou novilho
- 250g de sêmola de milho
- 6 pétalas de tomate seco (em tirinhas)
- queijo ralado na hora
- 1 colher de sopa de extrato de tomate
- 1 cubo de caldo de carne (dissolvido em 50 ml de água ou vinho)
- 1 cubo de caldo de legumes
- 1 lt de água
- 250 ml de creme de leite fresco (ou nata, ou requeijão)
- 50g mel
- alecrim e/ou tomilho
- sal grosso e pimenta, a gosto
- Vinagre (ou limão siciliano)
- 1 colher de sopa de mostarda em grão

Como fazer
1) Tempere a carne (se possível, de véspera) a gosto com  sal, pimenta, extrato de tomate e um pouco de vinagre. Esfregue a carne e deixe marinar.
2) Leve uma panela (de macarrão) ao fogo com água e o caldo de legumes. Quando levantar fervura, reduza o fogo, junte a sêmola de milho em chuva (salpicar, aos poucos), e mexa até formar um creme espesso (polenta). Verifique os temperos, misture o tomate seco, parmesão e o tomilho fresco bem picado.
3) Retire do fogo a polenta, despeje no fundo de uma forma (previamente forrada com película anti aderente ou papel manteiga), alise e deixe amornar, até que solidifique.
4) Numa frigideira com azeite, sele os medalhões ou peça inteira (opcional assar a carne depois) e reserve. Caso opte por assar, termine o processo no interior do forno e depois corte em fatias grossas.

5) Preparo do Molho: na frigideira coloque as natas , o mel, o caldo de carne e a mostarda. Mexa bem para homogeneizar, reduza um pouco para que fique espesso. Verifique os temperos, e introduza a carne. Pode-se terminar de assar a carne neste momento caso tenha optado por selar a peça inteira.
6) Por fim, corte a polenta em quadrados ou triângulos, e sirva para acompanhar a carne fatiada, regada ao molho de mostarda e mel.



Se gostou deste Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário