sábado, 11 de abril de 2015

Alentejo - Cartuxa - Portugal


Mais uma postagem, relacionada as férias.

O Alentejo, uma das áreas mais extensas do sul de Portugal, tem-se afirmado nos últimos anos como um importante território na produção de vinhos tintos grandes, maduros e frutados, fáceis de beber.  

Tendo definido as suas primeiras sub-regiões em 1989, a entrada de Portugal na UE trouxe ao Alentejo, o esperado e necessário investimento em vinhas e adegas, com a tecnologia moderna – especialmente o controle de temperatura – a tornar possível a produção de vinhos brancos bons e suaves e vinhos tintos ricos. O centro da região, que circunda as cidades de Évora, Borba, Estremoz e Reguengos, é uma zona mais quente, permitindo a produção de vinhos com um bom equilíbrio de acidez. Mais a sul, na zona de Beja, as elevadas temperaturas que se sentem permitem a produção de vinhos de excelente qualidade. 


Os solos podem ser de granito e xisto, mas também calcário. A paisagem alterna entre sobreiros e oliveiras, campos de lavanda, trigo dourado, milho, girassol, vinhas e pasto.


Os vinhos DOC Alentejo só podem ser produzidos em certos enclaves dentro da maior área do Vinho Regional do Alentejo. Com o propósito de regulamentar o crescimento das vinhas e a vinificação nos vários microclimas e terrenos, a DOC Alentejo está dividida em oito sub-regiões: Portalegre, Borba , Redondo, Vidigueira, Reguengos, Moura, Évora e Granja / Amareleja. Todos os vinhos DOC são rotulados DOC Alentejo e por vezes qualificados também pelo nome da sub-região.


Foto: Arquivo pessoal
A marca Cartuxa é um dos principais ativos da Fundação Eugênio de Almeida e atual marca umbrela da Adega Cartuxa, do Lagar Cartuxa e do Enoturismo Cartuxa. A insígnia traduz a identidade dos vinhos Vinea, EA, Foral de Évora, Cartuxa, Scala Coeli e do mítico Pêra-Manca
Foto: Arquivo pessoal

bem como dos azeites Álamos, EA e Cartuxa.
Foto: Arquivo pessoal


Excelência, qualidade e individualidade - num estilo muito próprio que marca a diferença e define um clássico do Alentejo -, são estes os valores reconhecidos pelo público à marca Cartuxa. A força do nome e a associação positiva ao mesmo, faz com que quem experimente se torne automaticamente num leal consumidor. O vinho, o azeite e o projeto de Enoturismo Cartuxa, traduzem igualmente estes mesmos valores.

Foto: Arquivo pessoal




Nenhum comentário:

Postar um comentário