sábado, 17 de setembro de 2016

Festa Nacional do Pirão - Barra Velha - SC

Neste meu primeiro ano , morando definitivamente na Santa e bela Catarina, estou visitando festas que acontecem nas redondezas de Joinville. E no período de 6 a 11 de setembro, aconteceu em Barra Velha, a 20ª Festa Nacional do Pirão.
Estive visitando e posto abaixo o site para maiores informações, o cartaz da festa, bem como o histórico da festa, além de dois tipos de pirão a qual experimentei. Por ultimo uma receita de pirão tradicional.

Maiores informações consultar o site

Veja o cartaz oficial da festa


Histórico
Em 1997 para atrair turistas e movimentar a rede hoteleira e gastronômica na baixa temporada, o então prefeito pensou em um grande evento para a cidade. Foi quando chamou o ator de novelas Fausto Rocha Junior para assumir a secretaria de Turismo, e a partir da ideia do artista plástico Juarez Machado, criaram a Festa Nacional do Pirão.

A consagração da festa veio rápido, quando um ano depois de sua criação, esteve presente na festa o jornalista global Maurício Kubrusly, mostrando a festa em rede nacional através do Fantástico. A partir daí, sua estrutura e programações foram crescendo e concretizando o sucesso do evento. Após passar por vários locais da cidade, a festa hoje é realizada em frente ao Ginásio Municipal Alfredo José de Borba.


Pirão de Truta (R$ 15,00)



Pirão de Linguiça (R$ 13,00)

Uma receita de pirão de Peixe tradicional

Ingredientes
- 1 cabeça de peixe
- 1 dente de alho inteiro
- 1 folha de louro
- 1 cebola cortada em quartos
- Alguns grãos inteiros de pimenta-do-reino
- Ramos de salsinha
- Sal a gosto
- Água em quantidade suficiente para cobrir todos os ingredientes
- Farinha de mandioca

Modo de preparo
- Cozinhe todos os ingredientes, menos a farinha que será adicionada depois, em fogo baixo até que a cabeça do peixe comece a desmanchar.
- Remova o peixe e os demais ingredientes e coe o caldo resultante.
- Depois de coado, volte o caldo para a panela e acrescente um copo mais de água e vá misturando a farinha de mandioca até formar o pirão.
- Coloque a farinha pouco a pouco e mexendo sempre para evitar que o pirão fique demasiadamente duro.
- Sirva quente acompanhando peixes assados, fritos ou cozidos e não esqueça que um bom pirão necessita de uma boa pimenta ou molho de pimenta para ficar perfeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário