terça-feira, 24 de setembro de 2013

Batata Doce - Curiosidades e dicas






A batata-doce (Ipomoea batatas), também chamada batata-da-terra, batata-da-ilha, jatica e jetica, é uma planta da família das convolvuláceas, da ordem das Solanales (a mesma da batata, do tomate, das pimentas etc.). Originária dos Andes se espalhou pelos trópicos e sub trópicos de todo o mundo.

POR QUER COMER BATATA DOCE?
A batata doce é rica em carboidratos, amido resistente (prebiótico) resistente, vitaminas e minerais.

O QUE É AMIDO RESISTENTE?
o amido resistente como o nome já diz,resiste às enzimas do intestino delgado, que não conseguem digeri-lo, , fazendo com que o carboidrato seja absorvido de forma mais lenta .
Alguns estudos mostram que esse amido é favorável à redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos, por aumentar os meios de excreção e redução de gordura.

O TUBÉRCULO APRESENTA BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO (IG)  
O IG é a velocidade de entrada de glicose na circulação sanguínea após o consumo de um carboidrato. Alimentos com alto índice glicêmico fazem o pâncreas produzir muita insulina, que tem a função de levar o açúcar para dentro das células, mas em excesso, é estocado em forma de gordura.
A batata-doce fornece energia de modo equilibrado, isto é, sem provocar picos de glicose e demanda excessiva de insulina, o que também auxilia na prevenção e tratamento de diabetes tipo 2, além de conferir maior sensação de saciedade.



PREBIÓTICOS E PROBIÓTICOS
O amido resistente (prebióticas) ao passar pelo intestino grosso é fermentado pelas bactérias do bem (pro bióticas) e, com isso, ajudam na prevenção da prisão de ventre, hemorróidas, doenças inflamatórias intestinais e câncer do cólon, na formação da serotonina.
A fermentação das fibras torna também o cálcio mais bio disponível, isto é, ele é mais facilmente absorvido, sendo importante para a saúde óssea e prevenção da osteoporose.
A batata doce contém ainda vitaminas A e do complexo B, betacaroteno Magnésio, fósforo, potássio, antocianina (disponível na variedade roxa) e vitaminas C e E.

Intestino funcionando bem significa mais disposição e alegria. .Por este motivo pode-se dizer que a batata doce auxilia nas dietas de redução de peso, ganho de massa muscular, e na saúde em geral.

Lembrando que, nenhum alimento isolado tem poder. O equilíbrio dos alimentos proporciona a boa nutrição, energia, vitalidade e prazer.
Variar os alimentos todos os dias acelera o metabolismo e rejuvenesce, pois mantém o movimento da vida.

Exemplo  de uma refeição equilibrada com batata doce
- Batata doce com azeite de oliva extra virgem

Batata: rica em carboidrato, betacaroteno, fibras (pré bióticos), magnésio.
Azeite de oliva: rico em ácidos graxos de cadeia curta que auxiliam no controle do colesterol, rico em antioxidantes.


Frigideira de Batata Doce e Cará

Ingredientes (p/ 4 pessoas):
- 1 cebola em cubinhos miúdos
- 250 g de batata doce em cubos de 1 cm
- 250 g de cará em cubos de 1 cm
- 6 ovos
- azeite de oliva espanhol extra-virgem
- sal
Preparo
Regue o fundo de uma frigideira média (20 cm) com azeite de oliva espanhol extra-virgem e nele doure ligeiramente a cebola. Acrescente os cubinhos de batata doce e de cará, polvilhe com um pouco de sal e misture bem. Junte azeite de oliva espanhol extra-virgem o quanto baste para cobrir os cubinhos e mantenha em fogo baixo por uns 15 minutos, até que eles estejam bem macios.
Então, escorra o azeite de oliva espanhol extra-virgem (se quiser, guarde para fritar batatas no dia seguinte), junte os sovos ligeiramente batidos com um pouco de sal e espere firmar e dourer nas bordas. Com a ajuda de um prato, vire e volte com a preparação para a frigideira para dourer do outro lado.
Sirva em seguida com salada de folhas. 


Observação do Autor do Blog

- A partir desta postagem teremos a colaboração da Nutricionista Cleusa Regina Fritzen- CRN 1 -7868
- Formada na UNISINOS- Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
- Pós-graduada em Nutrição Clínica pela Gama filho
- Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria Nutricional




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