quarta-feira, 17 de abril de 2019

Ossobuco com Tomate e Laranja




Escolhi esta receita para dar inicio a série Francesa do Blog.
Receita com poucos ingredientes, fáceis de encontrar, preparo rápido, cozimento nem tanto e com preço acessível. Fotos do prato, ingredientes e modo de preparo feitas com celular.

Preparo: 15 min
Cozimento: 1h a 1h30min, numa caçarola. Caso utilize a panela de pressão, este tempo reduzirá pela metade, cerca de 30 min.


INGREDIENTES

- 4 laranjas (utilizei a Bahia ou Umbigo)
- colheres de sopa de azeite de oliva
- 8 peças de ossobuco
- 2 ramos de alecrim
- 2 latas de polpa de tomate (800g)
- sal e pimenta a gosto


PREPARO

1. Aqueça o azeite numa panela e doure o ossobuco dos dois lados.

2. Enquanto o ossobuco estiver dourando, lave as laranjas, raspe as cascas e extraia o suco.

3. Após dourar a carne, acrescente o suco da laranja (sem sementes), as raspas da casca, o alecrim (lavado) e a polpa de tomate. Lave a lata com água limpa e adicione também.

4. Tempere com sal e pimenta.

5. Cozinhe por 1 h e meia em fogo baixo. Mexa as vezes para não queimar o fundo. Na pressão o tempo reduzirá pela metade, e terá a certeza da maciez ao músculo.

6. Sirva acompanhado de uma massa fresca. Utilizei risoni.


NOTAS

1. Utilize um “zester” para raspar a laranja.


2. Risoni - Orzo, às vezes chamado de arroz italiano, é uma massa alimentícia típica da cozinha italiana, e que tem a forma do arroz. É frequentemente usado em sopas. É conhecido também como risoni ou kritharaki. Veja uma receita aqui no Blog.

3. Ossobuco - é um corte de carne retirado da perna traseira do boi ou da vitela, mais conhecido como o músculo, porém ele é retirado na transversal da fibra. Tem a forma arredondada e t uma parte óssea em formato de tubo, onde está o tutano, rico em proteínas, com alto valor nutritivo, gorduroso e gelatinoso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário