sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Termômetro




Um termômetro é um aparelho usado para medir a temperatura ou as variações de temperatura. É um instrumento composto por uma substância que possua uma propriedade termo métrica, isto é, uma propriedade que varia com a temperatura.


Na gastronomia séria sempre se mede a temperatura dos alimentos, e Chef de cozinha que se preocupa com isso, sempre tem um destes utensílios na mão. Mede a temperatura na superfície e no interior de uma carne, por exemplo, ou ainda quando recebe alimentos do seu distribuidor.

Restaurantes e bares devem estar constantemente atento às normas de segurança alimentar em seus estabelecimentos. Não há como falar em segurança alimentar sem considerarmos o fator temperatura. O não cumprimento das normas ideais de conservação da temperatura dos alimentos pode gerar punições severas conforme a RDC 216 da ANVISA.
Conheça os tipos de termômetros disponíveis no mercado e veja qual é o ideal para você.




Termômetro tipo vareta
Muito utilizado em Restaurantes, é o mais recomendado para se medir a temperatura dentro dos alimentos e também em Líquidos. Medem de –50cº a 300cº. Mesmo que um alimento apresente temperatura superficial adequada é necessário verificar se a temperatura em seu interior está de acordo com as normas estabelecidas a fim de se evitar contaminações. Bebidas como um chopp gelado, leite, caldas e molhos, também podem ter suas temperaturas medidas com este tipo de termômetro a fim de garantir a temperatura ideal. Neste caso coloque-o de lado de forma que a agulha fique a mais coberta possível. Este termômetro oferece leitor digital o que facilita a leitura da temperatura de forma imediata. Existem também com leitor analógico e com alça.



Termômetro infravermelho com mira laser
Mede à distância, sem precisar tocar o produto que esta sendo feita a medição
Pode ser utilizado para se medir a temperatura em alimentos onde se deseja evitar qualquer tipo de contato. Não mede a temperatura no interior dos alimentos, portanto deve-se ter cautela ao utilizá-lo para fins gastronômicos.


A medição da temperatura dá-se da seguinte forma:
- Introduza o termômetro  na parte mais magra da carne, pelo menos 2/3 do comprimento da agulha. - Certifique-se que a ponta da agulha (com o sensor do termômetro) esteja o mais próximo possível do centro, e que não esteja muito próxima de um osso;
- Uma vez atingida à temperatura requerida, está feita a eliminação das bactérias nocivas a saúde ou atingiu o ponto de cozimento desejado.

Post II sobre o mesmo assunto
Ponto de Cozimento de Carnes












Post III sobre o mesmo assunto
Temperatura do Vinho











Se gostou deste Post

Nenhum comentário:

Postar um comentário