segunda-feira, 10 de março de 2014

Hambúrguer – Dicas de preparo - Post II de V



Hambúrguer – Dicas de preparo

O Hambúrguer ideal
- colocar ovo e farinha de rosca é desnessário coma a carne certa. Essa “liga” só faz sentido se a carne for muito magra. Mas se ela for magérrima, não servirá nem para fazer o Hambúrguer perfeito.

Gordura
A proporção ideal é de cerca de 20% a 30%. A Carne ideal é a fraldinha. Solicite ao açougueiro que corte a gordura para calcular o peso separadamente e assim poder moer a carne com 20% da gordura.
A carne deverá ser fresca e moída no dia do consumo.
Dica de moagem
– ralo grosso, a gordura passa uma vez, e depois a carne com a gordura. Observe que a carne é uma única vez.
Outras carnes
- Maminha, Patinho ou Picanha
Curiosidade
A origem do nome do saboroso corte de carne batizado de fraldinha vem da palavra francesa bavette – quer dizer, babador de bebê. No Brasil, o babador virou fraldinha.


Sal
A Carne não pode ser temperada, antes de fazer o bolinho. NÃO PODE. O sal é apenas utilizado na hora que a carne vai para a frigideira, dos dois lados e generosamente. O sal ideal é do tipo mais grossinho, como a flor de sal.


Gota d’água
Coloque uma colher de água na massa de carnes antes de dar o formato de hambúrguer, assim a carne ficará mais crocante por fora e macia por dentro.


Sem pressão
Na hora de fazer os bolinhos evite comprimir a carne, pois quanto mais arejada for, melhor. Na hora de grelhar nem pense em apertar o hambúrguer na frigideira.

Forma e Conteúdo
Utilize um aro para dar a forma perfeita, assim a carne cozinhará por igual, não ficando queimada nas laterais e fria no centro.


Frigideira
Seja o ponto da carne que preferir, use uma frigideira antiaderente e pelando de quente. Só desta maneira a carne irá ficar selada por fora, e com seus líquidos por dentro. Tostado por fora e rosado por dentro. Perfeito!
O Pão
Deverá ser de boa qualidade para o resultado final. É interessante dar uma tostada nas partes internas do pão, e colocar para aquecer no forno em fogo baixo.