quarta-feira, 16 de abril de 2014

Bacalhau ao Zé do Pipo



A história que se conta, é que este bacalhau foi criado por um homem do Porto, dono de uma casa de pasto a quem todos chamavam de Zé do pipo. Não sei se a história é verdadeira ou não, mas posso dizer-vos e com todas as letras que este prato é uma delícia.  

Exige apenas três coisas, lombo de bacalhau de excelente qualidade, maionese caseira e purê de batata também caseiro.
Já comi este bacalhau em restaurantes, onde o serviram com maionese de frasco e sinceramente acho uma pena que o façam assim, pois não corresponde á receita tradicional e o sabor não é o mesmo.

Ingredientes
Bacalhau
- 4 postas do lombo
- 1 lt de leite e folha de louro(opcional se for ferver)
- 2 cebolas médias
- Alho a gosto
- Azeite e manteiga para fritar (opcional se for fritar)
- Farinha de trigo
- Sal e pimenta a gosto
- Cheiro verde a gosto

 Maionese Caseira
- 2 gemas, sendo uma crua e outra cozida
- óleo de milho ou canola q/b

Purê de Batata
- uma bata média por pessoa/porção
-1 xicara de Leite
- manteiga (usei 100 ml de manteiga de garrafa)
- sal e noz moscada

Preparação noite anterior
- Para dessalgar o bacalhau, passe-o primeiro por água em abundância para tirar o excesso de sal. Ponha o bacalhau dentro de um recipiente grande com água suficiente para cobrir o bacalhau totalmente. Mude a água a cada seis horas.

Preparação do Dia
Opção 1 – Fritar
Depois do bacalhau dessalgado, seque as posta em um papel toalha, passe pela farinha de trigo e frite no azeite (já quente). Reservando em um refratário.
Pique as cebolas e leve ao fogo no azeite utilizado para o bacalhau junto com o alho, sal e pimenta a gosto. Ponha a mistura de cebola por cima.

Opção 2 – Ferver
Depois do bacalhau dessalgado leve-o a cozer no leite com a folha de louro. Quando o leite ferver reduza o fogo e deixe por mais uns minutos.
Pique as cebolas e leve ao fogo com o azeite, alho, sal e pimenta a gosto.
Depois do bacalhau cozido ponha as postas numa travessa de ir ao forno pré-aquecido de preferência, ponha a mistura de cebola por cima.

Para fazer a maionese, ponha numa tigela as gemas misturadas e vá juntando óleo  aos poucos, mexendo sem parar. Conforme as gemas vão ganhando consistência pode juntar mais e mais quantidade de óleo, tempere com sal fino (se precisar descansar a mão, pare de mexer e pare de juntar azeite por uns segundos, quando juntar azeite novamente tem que mexer sem parar, para a maionese não talhar).

Para fazer o purê, ponha as batatas descascadas e picadas para ferver em água. Quando estiverem cozidas, escorra, e amasse. Na mesma panela, em fogo baixo, acrescente a manteiga de garrafa, sal , noz moscada e o leite, mexendo sem parar até estar macio, mas sem deixar de ter certa consistência.

Finalizando o prato
Ponha o purê à volta das postas de bacalhau.
Despeje as cebolas junto com o azeite por cima.
Cubra com a maionese e cheiro verde para decorar.
Leve ao forno pré-aquecido a 220º só para gratinar.

Sirva assim simples com uma salada verde e um bom vinho.

SE VOCÊ GOSTOU DESTE PRATO....

Nenhum comentário:

Postar um comentário