segunda-feira, 12 de maio de 2014

Farinha Panko - Peixe empanado



Definição
A farinha panko é feita de pão integral, e está disponível em versão escura (que é feita do pão inteiro) e branca (que é feita sem a casca do pão). Esta farinha é mais cara que a farinha de rosca, e lembra pequenos flocos. A forma de flocos aumenta a área de superfície, deixando as coberturas a base de panko leves e crocantes.



Usos comuns
Já que a farinha panko continua crocante depois de cozida, métodos de preparação de comida mais saudáveis, como assar e grelhar, podem produzir resultados similares que frituras a óleo. A farinha panko e mais usada para cobrir vários tipos de carne e aves, e funciona particularmente bem como cobertura para frutos do mar. Ela ainda pode ser usada para fazer recheios em bolinhos de siri ou peixe, em uma caçarola ou qualquer receita que se use farinha de rosca tradicional. Além disso, o óleo não satura o farelo Panko tão facilmente, tornando os alimentos fritos menos gordurosos.

Onde comprar
Lojas de artigos asiáticos, ou ainda no La Palma, Oba ou Tigrão (todos estes aqui em Brasília), vendem farinha panko, mas é possível achá-la em alguns supermercados.

Peixe empanado na farinha Panko.
Ingredientes
- peixe em filé
- farinha panko
- farinha de trigo
- gemas
- sal e pimenta a gosto
Como fazer
1) Depois de descongelado, pressionar o peixe num papel toalha para absorver a água, deixando assim um pouco mais seco.
2) Passar uma 1ªvez na farinha de trigo e bater para tirar o excesso. 
3) Depois passar pelas gemas levemente mexidas, e após na farinha Panko. 
4) Temperar com sal e pimenta. 
5) Fritar no azeite ou óleo.