sexta-feira, 23 de maio de 2014

Suflê de Siri


Todo siri é, na verdade, também um caranguejo. A explicação é simples: siri não passa de um nome popular dado aos membros da Portunidae, uma das várias famílias de caranguejos. Ambos pertencem a um grupo maior de crustáceos, os decápodes, que, como diz o nome, têm como principal característica o fato de possuírem dez patas - o que faz com que camarões e lagostas também pertençam à mesma turma. A diferença mais evidente entre os siris e as demais espécies de caranguejo está no formato das duas patas traseiras. "Nos siris, elas não são pontiagudas - como nos outros caranguejos - mas achatadas e amplas. Graças a essa característica, o siri é o único caranguejo capaz de nadar", afirma o biólogo Sérgio Luiz de Siqueira Bueno, da USP. O tamanho varia muito de uma espécie para outra, mas os maiores siris não passam de 20 centímetros de envergadura, enquanto certos caranguejos podem chegar a até 50 centímetros. Para completar, existem ainda algumas diferenças de hábitos entre eles.

Ao contrário dos outros caranguejos, os siris são animais exclusivamente marinhos - não vivem em água doce, embora, eventualmente, entrem em manguezais. Já o estranho andar de lado dos siris só costuma ser imitado por outros tipos de caranguejo quando eles se sentem ameaçados.

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-e-a-diferenca-entre-siri-e-caranguejo

Ingredientes – seguir esta proporção
- ½ kg de siri desfiado (ou caranguejo)
- 3 batatas médias (purê)
- 1 cebola em pedaços pequenos
- 3 claras em neve
- 2 tomates, sem pele e sem sementes, em cubos pequenos
- ½ pimentão vermelho ou amarelo picados em cubos pequenos
- coentro picado, a gosto
- 1 colher de sopa de colorau
- 1 colher de azeite de dendê (ou a gosto)
- 1 fio de azeite
- 1 dente de alho
- sal e pimenta a gosto
- manteiga para untar o refratário

Como fazer
1) Limpar o siri desfiado, sempre fica um pedacinho de casca – sugestão usar uma fralda de pano - fazer uma bolsa com a fralda e tatear com os dedos
2) Colocar o fio de azeite, a cebola, o alho, após o tomate e o pimentão na panela para refogar
3) Adicionar o coentro, o colorau e o dendê, e após as batatas, misturando bem, verificar o tempero, adicionar o sal e pimenta. Experimentar e Corrigir.
4) Por fim as claras em neve mexendo delicadamente
5) Levar ao forno pré aquecido, a 200º, por 20 a 30 minutos, conforme o gosto.

Dicas
- Pode-se adicionar leite de coco

Se gostou deste Post

4 comentários:

  1. Gostei das dicas. Vou fazer hoje, para o meio dia.Vou adicionar o leite de coco, dá um sabor bem característico. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Oi, acabei de fazer... Parece que está com uma cara ótima! Grata pela receita!

    ResponderExcluir