terça-feira, 27 de agosto de 2013

Aspargos - Como comprar, armazenar e preparar




O aspargo é um alimento muito nutritivo e contém vitaminas do Complexo B (ácido fólico), Betacaroteno (provitamina A), além dos minerais: Cálcio, Ferro e Fósforo. Também é excelente fonte de glutationa, um antioxidante com forte atividade anti-cancerígena.
Devido ao seu efeito drenante, o consumo de Aspargos é aconselhado para doentes com problemas de vesícula e de rins, além de ser utilizado como depurativo, desempenhando um efeito muito positivo para a limpeza e beleza da pele.
O valor calórico associado a este vegetal é muito baixo tornando um ingrediente essencial para dietas de emagrecimento.
Os Aspargos podem ser consumidos ao natural ou em conservas, e é um bom acompanhamento para pratos simples ou refinados

COMO COMPRAR
Os aspargos devem estar com caules firmes e sua cor deve ser verde e brilhante. Os aspargos de talos finos são mais saborosos.

COMO ARMAZENAR
Os aspargos frescos ficam na geladeira em vasilhas plásticas por cerca de 3 ou 4 dias, e devem estar bem embalados para que nada quebre suas pontas, que são muito macias. Depois desse tempo, o melhor é cozinhar e comer logo.

COMO PREPARAR
Cortar as partes mais claras e duras do aspargo (todos devem ficar do mesmo tamanho), amarrar suavemente em maços e colocar para cozinhar em uma panela estreita e alta. As pontas macias devem ficar fora da água, porém cobertas com papel alumínio fechando toda a boca da panela. Assim as pontas vão ser cozidas no vapor. Este cozimento leva cerca de 5 a 9 minutos, dependendo da espessura dos aspargos.Os talos dos aspargos podem ser aproveitados em sopas. Se estiverem muito duros depois de cozidos, retire-os da sopa e despreze-os porque eles já terão deixado suas vitaminas na água.

VOCÊ SABE QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE O ASPARGO BRANCO E VERDE? E O ROXO (VIOLETA)?
Resposta: O aspargo branco cresce embaixo da terra e o aspargo verde acima. O aspargo verde faz fotossíntese e assim contém mais vitaminas, neste caso pode-se considerar que ele é mais saudável do que o branco.

O aspargo violeta é diferente do verde e do branco por ter mais açúcar e menos fibras, foi originalmente desenvolvido na Itália e é comercializado com o nome Violetto d'Albenga.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário