sábado, 3 de agosto de 2013

Gravlax de Salmão



Sua origem é nórdica e demanda uma preparação de 48 horas de antecedência.

Para o salmão
Ingredientes
1/2 salmão com a pele
1/3 xícara (chá) de sal
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de pimenta branca quebrada
20 g / 1 maço grande de endro/dill fresco picado
suco de 1/2 limão
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de conhaque

Modo de Preparo
1. Numa tigela, misture o sal, o açúcar, o açúcar mascavo, a pimenta quebrada e metade do endro picado. Reserve. Esta mistura servirá para curar o salmão.
2. Em outra tigelinha, acrescente o suco de limão, o azeite e o conhaque.
3. Numa superfície de trabalho, coloque um pedaço de filme com o dobro do tamanho do salmão. Disponha o peixe com a pele voltada para baixo e pincele com o tempero de limão.
4. Salpique com o endro, cubra com a mistura para curar e aperte bem com as mãos para grudar o tempero. Com o filme, embrulhe o salmão, tomando cuidado para não espalhar a cura. Vire o peixe com a pele voltada para cima e, com uma faquinha afiada, faça vários furinhos no filme, atravessando a pele do peixe. Este processo servirá para drenar o líquido que o salmão irá soltar.
5. Forre uma assadeira grande com papel-toalha. Disponha o salmão com a pele voltada para baixo. Coloque um peso sobre o peixe para prensá-lo. Você pode usar um saco de 5 kg de arroz ou um tijolo embrulhado em papel-alumínio.
6. Leve à geladeira. A cada 6 horas, troque o papel-toalha e verifique se o líquido está sendo escoado pelos furinhos do filme. Deixe marinar por 48 horas.
7. Após o período da marinada, desembrulhe o salmão e retire o excesso do tempero, raspando com as costas de uma faca. Se quiser, deixe um pouco do endro.
8. Com uma faca afiada, corte o salmão em tiras bem finas, descartando a pele.
9. Se preferir pode ainda grelhar o salmão em pedaços pequenos. (se achar a cara dele feia..rs)



SE VOCÊ GOSTOU DESTE PRATO....