segunda-feira, 28 de outubro de 2019

GARI - gengibre em conserva


GARI
O gengibre em conserva, chamado de “gari”, acompanha os pratos de sushi para limpar o paladar entre um peixe e outro, além de estimular a digestão.
O preparo é muito simples.

Ingredientes
– 150g  gengibre jovem firme, de tamanho médio a grande (quanto mais maduro, mais fibroso).
– Amasu – a gosto
– sal – a gosto

Como Fazer:
1-  lave bem o gengibre e descasque-o com a ajuda de um descascador de legumes, ou uma faquinha afiada. Se a pele do gengibre estiver bem fininha, é possível descascar facilmente com uma colher.
2- Coloque numa peneira, acrescente o sal e esfregue o gengibre por 15 minutos (ele vai começar a soltar água e amolecer)
3- Ferva o gengibre, em água suficiente para cobri-lo, por 30 minutos.
4- Descarte a água quente e lave em água corrente numa peneira grande (choque térmico).
5 -Escorra bem, coloque em um recipiente e acrescente o molho Amasu (post Anterior).
6- Leve à geladeira e aguarde 24 horas antes de consumir.

O gengibre em conserva dura meses na geladeira.

domingo, 27 de outubro de 2019

AMASU – Vinagre Conservante




AMASU – Vinagre Conservante

Ingredientes
- 1 litro de vinagre de arroz
- 750 gr de açúcar
- 50 gr de sal
- 1 col sobremesa de sake mirim (próprio para culinária) – ingrediente opcional
- 4 cm de kombu – ingrediente opcional

Como Fazer:
Em uma panela coloque todos os ingredientes. Leve ao fogo baixo e mexa eventualmente. Não deixe ferver para o açúcar não caramelizar. Quando tudo estiver dissolvido, apague o fogo e reserve até esfriar por completo.

Como conservar:

Você pode fazer em grande quantidade, dobrando ou triplicando a receita, e depois colocar o molho em um frasco de vidro ou plástico. Pode ser mantido fora da geladeira por meses. Use sempre que for fazer seu sushi.

Proporção Amasu X Arroz:
Tenha em mente que para cada 3 medidas de arroz cru, você vai precisar de 1 medida de Amasu.

Bizu 1 - Você pode utilizar a embalagem do vinagre de arroz para guardar o Amasu recém preparado. O Volume vai aumentar um pouco, mas é um bom local para guarda.

Receitas Básicas

Para o preparo de Sushis algumas receitas devem ser preparadas com antecedência, pois servem de base para o preparo de outras e como acompanhamentos.
- Amasu - vinagre conservante


- Gari - gengibre marinado


- Kyuri no Sunomono - salada de pepino agridoce


- Shari - arroz de sushi

- Molho tarê

sábado, 19 de outubro de 2019

Origem do Sushi e Sashimi



Antes de iniciar as postagens com as receitas básicas, vamos colocar as definições

SUSHI – Arroz temperado com peixe, frutos do mar ou legumes
Sushi é uma iguaria de origem japonesa, caracterizado por ser feito de arroz temperado, enrolado em peixe cru ou frutos do mar frescos, vegetais, frutas, ovos e algas.
Etimologicamente, a palavra sushi vem do japonês arcaico e significa literalmente "é azedo", isto porque a receita é feita a partir de uma técnica oriental milenar de conservação de peixes em arroz avinagrado e fermentado. O sushi foi inventado com base nessa técnica, por isso é conhecido pelo característico sabor azedo.
Inicialmente este método se consolidou pela necessidade de conservar o peixe, praticado no Sudeste Asiático. Há muito tempo, os habitantes das montanhas o embrulhavam em arroz para conservação. Somente consumindo o peixe e descartando o arroz. Hábito este que progrediu com o tempo.
A receita original do sushi é feita com molho de vinagre, açúcar e sal, e é tradicionalmente acompanhado de uma conserva de gengibre (gari), molho de soja (shoyu) e uma pasta de raiz forte (wasabi)
Atualmente, os sushis dominaram o mundo ocidental, sendo um prato apreciado em quase todos os países do mundo. No entanto, o prato já sofreu inúmeras alterações desde a sua versão original, fazendo surgir dezenas de variações de sushis, misturando elementos característicos de cada parte do mundo.
Antigamente, os sushis eram vendidos em barracas no meio da rua no Japão, como uma espécie de fast food da época. Hoje em dia, os principais restaurantes de sushi fazem entregas delivery (na casa do cliente) e possuem uma lista bastante variada de tipos de sushis, assim como sashimis, nigiris, temakis e outros pratos típicos da cultura japonesa.


SASHIMI
Etimologicamente, a palavra sashimi vem do japonês sashi ("furado" ou "preso") e mi ("corpo" ou "carne"), significando "carne perfurada" ou "corpo furado". A explicação para nome está na técnica de pesca dos peixes que eram utilizados na preparação dos sashimis.

Tradicionalmente, os peixes eram pescados um por um e mortos com um corte na cabeça. Depois, eram postos no gelo para que pudessem permanecer por mais tempo frescos. Outra teoria diz que os peixes eram cortados em pequeno pedaços e pendurados por anzóis, antes de serem servidos na refeição.

Atualmente, os sashimis dominaram o mundo ocidental, sendo um prato apreciado em quase todos os países do mundo. No entanto, o prato já sofreu inúmeras alterações desde a sua versão original, fazendo surgir dezenas de variações de sashimis, misturando elementos característicos de cada parte do mundo. Os sashimis vegetarianos e com carnes vermelhas cruas (carne de boi ou de cavalo) são os mais incomuns, enquanto que o sashimi de salmão pode ser considerado o mais apreciado, principalmente no mundo ocidental.

Na receita original, os sashimis acompanham arroz e missoshiru (sopa de missô, preparada a base de soja e tofu). Porém, o mundo ocidental, quase todo tipo de prato que seja com peixe cru leva o nome de sashimi.

No Japão, os sashimis são quase sempre o primeiro prato de uma refeição formal, isso para que o tempero dos outros pratos não interfirá no paladar na hora de comer o sashimi. Tradicionalmente, esta é uma iguaria de muito prestígio e honra